terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SATORI NA JAULA


Buscava os segredos da vida,
o universo se comporta
de maneira plural
e controversa.

Monges sabáticos honram
as túnicas das venerandas
razões de tumulto,
a multidão serve ao castelo
da razão fundamental,
a obra dos monges
é a cidadela do sol.

Vejo extáticos de toda estirpe
no campo que volteia vultos
sempre eternos de um coração
louco por semeaduras.

O gênio que se conserva
na alameda é o caminho
da natureza na flor
renascente pelos odores
que a compõem.

Eu estava preso,
a liberdade foi o meu
holocausto,
sacrifiquei dez novilhos
com fumaça tóxica
de esferas metafísicas
que sumiam no sono.

De repente eu vi
a deusa da lua
na couraça de um touro
nas estrelas.

De noite eu senti
a fumaça tóxica
tomar o meu coração
de medo.

A liberdade gritava
numa iluminação
que de súbito
se expandiu
em minha mente
como um oásis
de compaixão búdica
pelas misérias humanas.

A sabedoria da vida
é uma taça cheia de vinho.
Os segredos da existência
não são segredos,
é só olhar o sol
para entender
que a prisão
é ilusória.

O poema escrito está escrito,
e o que se vê em tudo
é que é um mistério.

18/11/2011 Delírios
(Gustavo Bastos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário